Conheça os tipos de fechaduras que você pode instalar na sua casa
02/06/2022 • 09h20min
Encontre seu imóvel
São Paulo
Todos
Selecione
Selecione
Selecione
Selecione
Conheça os tipos de fechaduras que você pode instalar na sua casa
02/06/2022 • 09h20min
Dúvida para escolher a fechadura ideal para a porta? Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que você vai ver neste artigo:
Da estrutura ao acabamento, dos blocos de concreto às janelas. Há muitas etapas para se pensar quando estamos construindo ou realizando uma reforma em um imóvel. E de todo processo, é a etapa final que costuma ser a mais apreciada.
Cada detalhe da decoração e do acabamento revela a identidade do tão sonhado lar, como um quadro que aos poucos é pintado.
Entre os materiais, há aqueles que são imprescindíveis para o dia a dia, como as fechaduras de portas. Elas são extremamente importantes e não devem ser deixadas por último na escolha, afinal, precisam garantir a segurança da residência.
Mas, com tantos modelos disponíveis, qual escolher?
A escolha vai muito além do design, pois existem tipos de fechaduras para cada modelo de porta e/ou ambiente. Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Antes de conhecer os tipos de fechaduras, vale entender como elas funcionam.
Em geral, esta é a estrutura básica de uma fechadura:
Popularmente chamado de “miolo”, este é o local onde a chave será encaixada na fechadura.
Esta é a parte ligada à maçaneta e é acionada quando fechamos a porta, mas não trancamos com a chave.
Também conhecida como tranca, é acionada pela chave e responsável por impedir a abertura da porta.

Conheça os tipos de fechaduras mais utilizadas:
Para a porta de entrada da casa, é fundamental escolher uma fechadura que tenha um nível de segurança médio ou alto para dificultar o acesso à residência. Existem vários tipos de fechaduras que são ideais para a porta de entrada, como a multipontos, tetra, pivotante e eletrônica.
É um tipo de fechadura que possui o segredo gravado na superfície do material, seja metal, aço cromado ou latão e não nos “dentes”, como nas chaves mais comuns, proporcionando maior segurança. Geralmente, possui de três a cinco pontos gravados, mas é possível colocar até doze segredos.
Outra característica da fechadura com chave multipontos é o sistema anti micha, uma chapa de aço que fica em cima da entrada da chave e dificulta a falsificação, garantindo mais proteção contra fraudes e tentativas de cópia das chaves.
Por ser classificada como alta segurança, é um modelo que costuma ter um valor maior se comparado a outras categorias, entretanto é mais resistente e dispensa trocas constantes, tendo uma vida útil longa.
Instalada acima da fechadura principal, a tetra é um sistema auxiliar de segurança bastante conhecido pelo ótimo custo-benefício. Nesse modelo, a chave de uma fechadura tetra tem formato de cruz com quatro pontas, dificultando fraudes e arrombamentos. É indicada para as portas de entrada que dão acesso à área externa do imóvel.
Diferentes das portas tradicionais, as pivotantes abrem girando em torno do mesmo eixo e possuem um tipo de fechadura específico que ligam a porta e o batente por meio de um trinco rolete.

As chamadas fechaduras inteligentes são aquelas que dispensam totalmente o uso de chaves e operam a partir de sensores de presença, senha, biometria e até aplicativos. É uma das facilidades da automação residencial.
As fechaduras digitais, eletrônicas e biométricas são alternativas modernas, práticas e confortáveis para o dia a dia. Confira as características de cada modelo:
A abertura da porta é feita por meio de impressão digital.
Sistema que permite a abertura por meio de aplicativo instalado no smartphone. Há sistemas que permitem programar a abertura e o fechamento das portas.
Já é bastante conhecida, usada em residências e comércios.
É possível acionar o sistema à distância, por meio da conexão com diferentes dispositivos, como o Alexa, por exemplo.
Agora, para as portas internas da residência, como na sala, cozinha e quartos, existem diversos modelos de fechaduras com designs variados e acabamentos, como oxidado, cromado, polido, escovado, latonado, entre outros.
Neste caso, a segurança não precisa ser o elemento principal na escolha, pois as fechaduras internas estão mais relacionadas à privacidade e conforto dos moradores.
Aqui estão alguns modelos para escolher a fechadura ideal para cada ambiente:
É comum em portas externas e internas que precisam ser travadas. Neste mecanismo, basta empurrar a porta para fechá-la pelo lado de dentro e mover a maçaneta para abri-la por fora.

Um modelo bastante comum em banheiros, dispensa o uso de chave para trancar a porta, pois nesse sistema a tranca é fixa e só pode ser acionada por dentro do ambiente, impedindo a abertura da porta por fora. Existem opções com chave acoplada na fechadura, botão ou alavanca.
Gostou dessas dicas? Confira outros artigos aqui no blog!
Compartilhe
Conheça alguns empreendimentos
Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail
Continue Lendo
Varanda gourmet: como criar um espaço luxuoso?
A varanda gourmet de luxo vai além das refeições: ela amplia a área social com conforto e sofisticação, ideal para receber amigos e família. Para criar um espaço exclusivo, é preciso planejar bem, escolher materiais nobres e cuidar dos detalhes de decoração e funcionalidade.
Adega climatizada: como montar e integrar à decoração do apê
Uma adega climatizada une sofisticação, praticidade e paixão por vinhos, criando um espaço de convivência e valorizando a decoração. Veja como escolher e montar a sua.
Home office de luxo: como criar um espaço sofisticado e produtivo
O trabalho remoto transformou nossos espaços: o antigo cantinho do computador virou home offices sofisticados, que unem conforto, elegância e produtividade. Neste artigo, você confere dicas práticas para montar um home office elegante no seu apartamento.
Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?